Xangô o dono do tambor

Xangô o dono do tambor

Umabandaradio na defeza e preservação de nossa cultura

http://www.umbandaradio.com.ar/

sexta-feira, 30 de abril de 2010

CURIOSIDADES SOBRE O ATABAQUE

CURIOSIDADES SOBRE O ATABAQUE
A origem do atabaque varia de texto pra texto, alguns afirmam que ele foi criado por árabes, outros afirmam que ele é de origem indígena, e alguns relatos desenvolvem suas teses dizendo que o Atabaque é de origem africana.
O tambor mais antigo foi encontrado em uma escavação de 6.000 anos A.C. Os primeiros tambores consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco. Estes troncos eram cobertos nas bordas com peles de alguns répteis, e eram percutidos com as mãos, depois foram usadas peles mais resistentes e apareceram as primeiras baquetas. O tambor com duas peles veio mais tarde, assim como a variedade de tamanho.

Vou trabalhar esse texto pensando que o Atabaque tem origem africana e assim falar da sua importância junto aquelas tribos.

A África dita “negra” é composta por uma infinidade de etnias e culturas, mas o uso dos tambores é comum em todas elas.
Os negros propriamente ditos são os sudaneses e bantos, mas também existem na África os Semitas e Hamitas, ligados à raça branca, os Hottentotes e Boschimanos e os Negrilhos que são frutos da mestiçagem .

O atabaque era usado por essas tribos como um instrumento que substituía a linguagem falada.
Quando uma mensagem era passada através do atabaque, se o seu informante-músico era habilidoso e o receptor atencioso, códigos e informações poderiam ser passadas a uma distância onde voz não conseguia chegar.
Quando a mensagem era de perigo o toque era um, se era de festa o toque era outro e assim os toquem iam se distinguindo e se fazendo conhecer, de tribo para tribo através dos tempos e gerações.

Ainda tem o lado religioso, quando falamos de atabaque dentro da religião, principalmente no candomblé, eles ganham nomes, ordem de toque e têm grande importância, pois eles passam a representar os orixás.

Rum, Rumpi, e Lê, são os nomes dos três atabaques que comandam os rituais espíritas, cada tem um função, os tocadores passam a ser conhecidos como Ogã.

No Brasil os atabaques sempre foram utilizados em festas religiosas do candomblé da Bahia.
Na umbanda do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em festas folclórico-religiosas como o tambor de crioula do Maranhão,
Nas congadas, reisados e Moçambique de Minas Gerais. Nessas regiões o povo afro-descendente soma mais de 50% da população e naturalmente foram influenciados pela sua cultura.

Na capoeira ele é um instrumento secundário, (berimbau é quem manda numa roda de capoeira), sua finalidade é marcar o toque do berimbau. O bom tocador ou atabaqueiro é aquele que domina essas marcações.
Estas são curiosidades sobre o atabaque, instrumento

Nenhum comentário:

Postar um comentário